Vitamina D – O que não te contaram sobre ela!

9 de março de 2020

 

Que a #suplementação de #vitamina D tem sido associado ao menor risco de câncer, depressão, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, respostas anti-inflamatorias e a faturas óssea, isso você já SABIA, não é?

Mas você sabia que a #vitamina D pode aumentar as chances de gravidez nas reproduções assistidas e pode ser suplementada pelo o homem?

A fertilidade masculina é rotineiramente avaliada pela análise do sêmen, embora variáveis ​​de qualidade do sêmen, como; contagem de espermatozóides, motilidade e morfologia têm baixo valor preditivo para gravidezes espontâneas e resultados de tratamento de fertilidade.

Um estudo feito na Dinamarca com 169 casais(1) , mostrou que a vitamina D ativada demonstrou induzir a motilidade espermática e promover a fertilização in vitro.

Outro estudo(2), demonstrou que a motilidade total dos espermatozóides foi correlacionada positivamente com a concentração sérica de 25-hidroxivitamina D (25-OHD) – forma ativa da Vitamina D – em todos os indivíduos estudados. Além disso, revelou também uma relação positiva e significativa dos niveis de vitamina D com a morfologia normal dos espermatozóides .

Portanto, a suplementação de vitamina D tem sido sugerida como benéfica para a reprodução masculina.

Mas atenção #tentantes não vão sair correndo, ir na primeira farmácia e comprar um suplemento de vitamina D!

O que fazer então, Nutri?

Consulte um profissional habilitado, para que ele avalie se você tem maior risco de deficiência de vitamina D e solicite um exame da concentração sérica de 25 (OH) D, para que assim possa ser sugerido a quantidade ideal a ser suplementado de vitamina D.

(1) https://doi.org/10.1016/j.jsbmb.2019.04.002(2) Int J Reprod Biomed (Yazd). 2018 Nov;16(11):689-696.

Outras postagens

Todas as postagens