AVISO: A sua disbiose vaginal pode interferir na sua saúde vaginal!

3 de fevereiro de 2020

Você sabe o que é #disbiose vaginal?

Um microbioma vaginal “saudável” é geralmente definida como ausência de sintomas e infecções, e inclui predominantemente uma variedade de espécies de Lactobacillus. Esses, por sua vez, através do metabolismo de carboidratos e açúcares, geram ácido láctico na vagina, diminuindo o pH vaginal e criando um ambiente desfavorável para o crescimento de bactérias patogênicas e ainda está relacionado a menores taxas de infecção por vírus. (1)

A microbiota vaginal, é única para cada mulher e desempenha um papel importante na determinação de muitas facetas da saúde reprodutiva. (1)

Porém, por algum fator fisiológico e/ou ambiental (idade reprodutiva, gravidez, etnia, atividade sexual, tabagismo e hormônios exógenos) pode ocorrer uma alteração nesse microbioma, que é o que chamamos de #disbiose vaginal.

Inúmeras publicações descrevem a influência da composição e estrutura das comunidades microbianas existentes na saúde reprodutiva e nos resultados de fertilidade.

E como você #tentante pode mudar isso?

#hábitos saudáveis (alimentação e atividade física) e ter um profissional habilitado lhe assistindo.

E outro noticia boa!! O uso de #probioticos!!

Nos últimos anos, os benefícios para a saúde da suplementação com probióticos têm sido objeto de muitas pesquisas, e embora atualmente não haja evidência de um efeito benéfico direto dos probióticos nos resultados de saúde reprodutiva, a suplementação oral de Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus fermentum tem demonstrado restaurar flora vaginal em até 82% das mulheres com disbiose vaginal. (1)

(1) DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbmo.2017.04.005

Outras postagens

Todas as postagens