Não corte a gordura!

29 de julho de 2020

 

A gordura não é a vilã na alimentação do seu filho e nem na sua. O problema está na qualidade e na quantidade da gordura que você come. Tanto em adultos e em crianças mais de 45% da nossa necessidade diária de energia é proveniente das gorduras, muito mais do que o recomendado e as fontes são na maioria das vezes de produtos industrializados ultra processados como sorvetes, bolos, biscoitos recheados, fast foods e por aí vai!

Para entender melhor e de forma simplificada…precisamos de alguns esclarecimentos! Esse grupo alimentar, chamado de lipídios, é dividido em gorduras trans, saturadas, monoinsaturada e poli-insaturada. As gorduras saturadas e as trans, por exemplo, presentes em sorvetes e salgadinhos crocantes dentre outros, devem sim ter o consumo reduzido, ou eliminado, porque pouco colaboram com a saúde e ainda têm grande aporte de calorias. Já as gorduras chamadas de boas, como as mono e poli-insaturadas, são tão necessárias para o crescimento do seu filho quanto as proteínas e os carboidratos. Quer saber por quê?

As gorduras auxiliam no desenvolvimento cerebral, na saúde do sistema cardiovascular, ajudam na formação dos hormônios e ainda possibilitam que o organismo absorva importantes vitaminas, como a A, que reforça o sistema imunológico e a saúde dos olhos; a D, fundamental para o fortalecimento dos ossos; a E, aliada na proteção das células; e a K, essencial no processo de cicatrização da pele. Essas gorduras do bem estão presentes no azeite, nas castanhas, em algumas frutas, como cacau, açaí, abacate, e em alguns peixes (como salmão, sardinha).

Mas lembre-se, escolha sempre uma gordura do bem, que traga o máximo de vantagens para os pequenos e não ultrapasse as necessidades recomendadas de cada uma.

Consulte sempre um Nutricionista para adequar as necessidades energéticas do seu filho!

Fonte: Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 Anos. Ministério da Saúde. Brasília – DF 2019.

Outras postagens

Todas as postagens